Competências de utilização de Metodologias de ensino
É vantajoso promover uma aprendizagem activa da relação entre os conteúdos curriculares e o contexto rural.
Será assim construtivo:
- Estabelecer relações entre experiências prévias dos alunos relacionadas com o território rural e novas aprendizagens
- Relacionar os conteúdos que se ensina com a realidade territorial imediata
- Propor aos alunos situações de investigação relacionadas com o território rural local
- Desenvolver atividades para promover o conhecimento dos alunos sobre a cultura local
- Realizar atividades complementares com os alunos que partam do território rural
- Ter em conta as características do território rural na organização dos espaços e dos tempos da escola
- Utilizar no ensino recursos que o território rural oferece (naturais, materiais, sociais e culturais)
- Implicar na escola agentes da comunidade local
- Elaborar materiais curriculares com a participação de agentes do território rural
- Incorporar o uso das TIC para promover o conhecimento do território rural
- Utilizar as TIC como elemento de comunicação entre os agentes do território rural
- Adequar o ensino a classes multinível/multicultural (onde existem alunos de diferentes níveis de escolaridade / culturas).