Competências de utilização de                                                   Metodologias de ensino

É vantajoso promover uma aprendizagem activa da relação entre os conteúdos curriculares e o contexto rural. 

Será assim construtivo:

  • Estabelecer relações entre experiências prévias dos alunos relacionadas com o território rural e novas aprendizagens
  • Relacionar os conteúdos que se ensina com a realidade territorial imediata
  • Propor aos alunos situações de investigação relacionadas com o território rural local
  • Desenvolver atividades para promover o conhecimento dos alunos sobre a cultura local
  • Realizar atividades complementares com os alunos que partam do território rural
  • Ter em conta as características do território rural na organização dos espaços e dos tempos da escola
  • Utilizar no ensino recursos que o território rural oferece (naturais, materiais, sociais e culturais)
  • Implicar na escola agentes da comunidade local
  • Elaborar materiais curriculares com a participação de agentes do território rural
  • Incorporar o uso das TIC para promover o conhecimento do território rural
  • Utilizar as TIC como elemento de comunicação entre os agentes do território rural
  • Adequar o ensino a classes multinível/multicultural (onde existem alunos de diferentes níveis de escolaridade / culturas). 
© 2019 Aprender/Ensinar em Contexto Rural | Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora